Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Respondendo questionamentos do Bate Papo e DATAS DE ATIVIDADES A SEREM ENTREGUES PELOS MEUS[AS] ALUNOS[AS]!!

Olá olá!
Bom, atendendo à pedidos de nossa Caixa de Bate Papos:
Paul, encontrei alguns vídeos interessantes contendo Experiências de Solidificação como você pediu. Dê uma olhadinha por lá, ok?! Seguem os links logo abaixo:

BabyBump, quanto ao teu pedido acerca das contribuições dos Químicos em algo dos dias atuais, veja bem:
Sempre, desde que a humanidade é humanidade [risos], alguém contribuiu de alguma forma, com alguma 'coisa' para o desenvolvimento científico e, por consequência, também da sociedade. Na China, as especulações dos alquimistas conduziram ao domínio de muitas técnicas de metalurgia e à descoberta da pólvora. Os chineses foram os inventores dos fogos de artifício e os primeiros a usar a pólvora em combate, no século X. Os objetivos almejados pelos alquimistas [Elixir da Longa Vida e Transmutação] nunca foram alcançados, mas permitiram o desenvolvimento de vários aparelhos e técnicas laboratoriais importantes. Muitos progressos no conhecimento das substâncias provenientes de minerais e vegetais foram obtidos no Ocidente e no Oriente. Desenvolveram processos importantes para a produção de metais, de papiros, de sabões e de muitas substâncias, como o ácido nítrico (chamado na época de aqua fortis), o ácido sulfúrico (oleum vitriolum), o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio. No século XVI , o suíço Theophrastus Bombastus Paracelsus propôs que a Alquimia deveria se preocupar principalmente com o aspecto médico em suas investigações.(Isso ficou conhecido como Iatroquímica). Segundo ele, os processos vitais podiam ser interpretados e modificados com o uso de substâncias químicas. Sua contribuição no diagnóstico e no tratamento de algumas doenças foi digna de nota. Os últimos anos do século XVI e o transcorrer do XVII firmaram os alicerces da Química como Ciência, com a publicação do livro Alchemia , do alemão Andreas Libavius. Nos séculos XVIII e XIX , os trabalhos de Lavoisier, Berzelius, Gay-Lussac, Dalton, Wöhler, Avogadro, Berthelot, Kekulé e tantos outros deram origem à chamada Química Clássica . No século XX , com o grande avanço tecnológico, presenciou-se uma vertiginosa evolução do conhecimento químico. Modernas técnicas de investigação foram desenvolvidas, utilizando conceitos de Química, Física, Matemática, Computação e Eletrônica. A Química tornou-se, então, uma Ciência, que acompanhou todas as etapas da evolução da cultura humana, mas ainda hoje é considerada por muitos como um produto de magia.
E, olha, isso é apenas um pedacinho, eu diria que um 'resumo do resumo muito bem resumido' [mais risos!]de tantas descobertas e contribuições que foram deixadas pelos Químicos ao longo da história da humanidade e que contribuíram para o que ela [a Química] é hoje enquanto Ciência.
.
Espero ter ajudado vocês!!
Um forte abraço a todos!
.

E, lembrando aos meus[as] alunos[as] do CPMG - Ayrton Senna as datas de entrega das Atividades Avaliativas de vocês:

2ºs anos H, I, J, K e L: 13/03/2009

3ºG:16/03

3ºH:17/03

3ºI:18/03

3ºJ:19/03

3ºK:20/03

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!