Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Reunião da SBPC começa com foco na "Amazônia azul"

Amazônia azul
Começou neste domingo (25/7) a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.
Realizada a cada ano em um Estado diferente, a reunião anual tem como tema central "Ciências do mar: herança para o futuro".
"Após duas reuniões voltadas à Amazônia [Belém, em 2007, e Manaus, em 2009], voltamos agora para o outro grande ecossistema brasileiro: o mar, a nossa 'Amazônia azul' de área de 4 milhões e 500 mil quilômetros quadrados e para o qual a ciência tem olhado muito pouco", disse Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC.
Inovação e sustentabilidade ambiental
Segundo Raupp, a ciência está intimamente ligada a dois pontos fundamentais ao desenvolvimento do país e que devem ser partilhados com a população: inovação e sustentabilidade ambiental. "Precisamos não somente produzir o conhecimento, mas também difundi-lo para toda a sociedade a fim de que ela se desenvolva e aprenda com os erros do passado, quando não havia a preocupação atual com o meio ambiente", disse.
"Pesca e aquicultura no Brasil", "A qualidade de vida nas comunidades pesqueiras", "Mar e defesa", "A construção naval no Brasil", "A importância dos oceanos nas mudanças climáticas", "Cidades brasileiras e interação com o mar" e "Solos e ecossistemas terrestres das ilhas oceânicas brasileiras e da Antártica" são alguns dos temas previstos para as conferências.
Programação da SBPC
A reunião ainda abrange um temário amplo que engloba diversas áreas do conhecimento como ilustram outros títulos da programação: "O cuidado de enfermagem às pessoas: passado e futuro", "Lógica difusa como um modelo matemático para tratamento de incertezas", "Projeto guerra e paz - Portinari", "Desenvolvimento da física no Brasil fora dos grandes centros", "Travessias: as trocas culturais de além-mar entre Portugal e Brasil", "Sismicidade no Nordeste do Brasil" e "O papel atual dos museus de ciências".
Serão 71 conferências, 53 mesas-redondas e 29 simpósios, entre os quais 41 estão relacionados ao mar. O evento também abrange encontros, minicursos e sessões de pôsteres de trabalhos científicos.
Estão também previstas sessões especiais. Uma delas será em homenagem ao físico Oscar Sala, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) falecido no início deste ano. Sala foi presidente da FAPESP de 1985 a 1995 e da SBPC entre 1973 e 1979.
Outro homenageado será o geneticista Crodowaldo Pavan, morto em abril de 2009. Pavan foi professor emérito da USP e da Universidade Estadual de Campinas, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da SBPC e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP de 1981 a 1984.
Outra sessão especial tratará do Ano Internacional da Química, que será celebrado em 2011.
Em paralelo, serão realizadas a SBPC Jovem, que disponibiliza atividades ao público infanto-juvenil, a Expo T&C, mostra que reúne instituições brasileiras ligadas à ciência e à tecnologia, e a SBPC Cultural, que promove apresentações artísticas regionais.
Ciência em ebulição
Como novidade, a reunião anual da SBPC traz a atividade "Ciência em ebulição", com debates entre dois pesquisadores com opiniões opostas sobre um determinado tema. Após as apresentações de cada ponto de vista, os debatedores poderão fazer perguntas entre si com direito a réplica.
O público também poderá perguntar aos debatedores. As discussões serão organizadas por um mediador e estão programados os temas: "Cotas nas universidades", "O papel da atividade humana nas mudanças climáticas" e "Biossegurança e alimentos transgênicos".
"Essa atividade procura mostrar que a dúvida faz parte do processo de aquisição do conhecimento científico e que o espírito crítico precisa ser desenvolvido, pois sem ele não há ciência", disse Raupp.
O presidente da SBPC contou que o quadro "Ciência em ebulição" pretende mudar a ideia de que a ciência é uma "panaceia universal ou uma verdade inquestionável". Por esse motivo, segundo ele, "os eventos de divulgação da ciência precisam lançar dúvidas, uma vez que essas são inerentes à atividade científica".
Minutos de Ciência
A reunião terá ainda o Festival Minutos de Ciência, aberto a todos os visitantes do evento, inscritos ou não. Os participantes serão convidados a produzir vídeos com até dois minutos de duração que registrem momentos das atividades abrangidas pelo encontro.
Os arquivos devem ser entregues na secretaria da SBPC na UFRN entre os dias 28 e 30 de julho. Não há limite para a quantidade de vídeos inscritos. A diretoria da entidade escolherá os melhores que serão exibidos em sua página na internet a partir de setembro.


Agência Fapesp - 26/07/2010

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!