Quimilokos de Plantão!

Pesquise no Blog e na WEB


Um Estudo sobre Dr. House e Sherlock Holmes




Oi ois!
Bem, como fiquei devendo da última vez, aqui ai um pequeno paralelo entre Sherlock Holmes e Dr. House!
DIVIRTAM-SE!!


"Sherlock Holmes é um detetive criado por Arthur Conan Doyle, morador da Londres da era vitoriana (Fim do século XIX) e que apareceu pela primeira vez no romance Um Estudo em Vermelho (A Study in Scarlet), publicado no Beeton’s Christmas Annual em 1887, fazendo um certo sucesso. Sua aventura posterior, o também romance O Signo dos Quatro, (originalmente The Sign of Six, e mudado a pedido da editora para The Sign of Four) foi quem alavancou o personagem de Doyle, de modo que esse conseguiu um contrato com o periódico londrino The Strand Magazine. A pedido do periódico, o ilustrador Sidney Paget criou a célebre imagem do detetive de lupa na mão, cachimbo à boca e com chápeu de orelha ao contrário (Embora o chapéu citado só apareça em dois dos vários contos de Holmes). O formato de publicação das histórias na Strand Magazine era o de conto, quase todos narrados pelo seu maior amigo, Dr. Watson, e sua primeira publicação foi O Escândalo na Boemia, em 1891, no qual Holmes ajuda o rei de uma região alemã a tentar reaver uma foto. Com as publicações de Sherlock Holmes, a Strand Magazine se tornou um fenômeno, e Holmes se tornou maior que seu criador.
Mas agora vamos falar do personagem em si. Sherlock Holmes reside na Baker Street, em Londres, no nº 221B. Durante um tempo, morou com o Dr. John H. Watson, até este se casar e só visitar o amigo ocasionalmente, ou quando um caso interessante está na pauta. Os casos estudados por Holmes vão desde investigações a pedido da alta nobreza, assassinatos, roubos e em grande parte das vezes, casos modestos para livrar algum pobre homem de um destino indigno. As técnicas nas quais Holmes se baseia são a dedução lógica e observação, mas claro, tudo isso somada a perícias em química, geologia e etc.
Holmes de Sidney Paget.
Embora Holmes não tenha sido o pioneiro nos detetives “dedutivos observativos” (Edgar Allan Poe já havia criado o investigador frânces Auguste Dupin e Charles Dickens criou o inspetor Bucket, por exemplo), certamente foi expoente do gênero, já que suas histórias se concentravam em focar as técnicas dedutivas aplicadas por Holmes no primeiro plano, ao contrário de outras histórias que se focavam na ação.
Sobre o Dr. House, o método que ele usa para chegar aos seus diagnósticos são a dedução lógica e a observação extrema, tal como uma imaginação fora de série. Aliás, todos os personagens que usam essas técnicas são derivados de Holmes. (Patrick Jane, do The Mentalist
, Monk, etc.)
Mas e aí? Qual a relação entre os dois personagens? Dr. House é uma recriação do próprio Sherlock Holmes, mas direcionado ao campo da medicina. A ele foram atribuídas algumas características peculiares, como uma personalidade sarcástica, persuasiva, narcisista e egocêntrica. Tô mentindo? Em que lugar do mundo você já imaginou que, para um médico, é mais importante se gabar de um diagnóstico correto do que salvar a vida do paciente? É isso que o House faz, ele salva vidas para alimentar o seu ego, ele não está nem aí para a vida dos pacientes. Continuemos.
Se o paciente morrer, ele não pode dizer “Soufoda!”
Será que alguém além de mim consegue enxergar uma semelhança no nome dos dois personagens? Tipo, Gregory parece com Sherlock, e House lembra Home, que lembra Holmes?
Vamos mais adiante. Qual o nome do melhor amigo de House? James Wilson. E do Sherlock? John Watson. Também não viram semelhança? Sherlock Holmes é viciado em cocaína, House em Vicodin (Poderoso anestésico). O apartamento dos dois é o nº 221B. O inimigo dos dois tem o mesmo sobrenome, Moriarty.
Mas também podemos conjecturar algumas diferenças drásticas entre os personagens. Holmes, por diversas vezes, abre mão de dinheiro para que um caso seja solucionado apenas para se fazer justiça. Holmes também não posa de tanta arrogância. 
Bom, depois de ler tudo isso, o melhor que todos nós temos a  fazer é: ou ler as histórias do maior detetive do mundo, ou então, assistir as proezas do médico mais "mala" do mundo."

1 comentários:

Geci disse...

Além do mais, todos os dois moram na Baker Street :)

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Quimiloko honorário volta sempre!!
hehehe!